Os insights da NRF que devem afetar a maneira como o varejo define preços

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A NRF é o principal evento anual de varejo, atraindo milhares de profissionais de todo o mundo que buscam conhecer as novidades e tendências do mercado. Além de ser um ponto de encontro para os principais líderes do setor, a feira também se tornou uma plataforma para empresas apresentarem suas inovações e soluções voltadas para o setor varejista.

A edição de 2023 trouxe importantes insights e tendências para o segmento, como atendimento humanizado, integração online e física, sustentabilidade, tecnologias emergentes e muito mais. Neste artigo, vamos explorar como esses pontos se relacionam com a disciplina de pricing.

Dentre as tendências apresentadas, destacamos a utilização de tecnologias avançadas, como data analytics e inteligência artificial, que otimizam os esforços das empresas na personalização e otimização de suas estratégias de precificação. Essas tecnologias têm como objetivo principal fidelizar os clientes e maximizar os resultados das empresas.

Percepção de valor e preço

Este ano foi dada muita ênfase à importância do preço personalizado. Cada consumidor tem sua própria percepção de valor e isso influencia diretamente na decisão de compra. Com a evolução da tecnologia, os varejistas têm mais possibilidade de oferecer preços personalizados, levando em conta o histórico de compras, o perfil do consumidor, e outros dados.

Outro ponto destacado foi a crescente facilidade com que o cliente obtém e compara preços. Esta facilidade permite perceber não só discrepâncias, mas às vezes até estratégias utilizadas pelos varejistas, o que pode levar a uma reação negativa. O consumidor tem mais acesso a informações e por isso faz comparações de preços em tempo real, o que aumenta sua exigência por preços justos. Por conta disto a transparência de preços é um tema cada vez mais importante para o consumidor, que busca informações claras e precisas para tomar suas decisões.

A transparência de preços refere-se à facilidade com que os consumidores podem obter preços detalhados e informações de mercado de diferentes produtos. Com isso é possível que eles comparem valores e façam escolhas informadas, reduzindo a incerteza que aparece no momento da compra e por isso é considerado um fator primário que afeta a eficiência do varejo.

Para se destacar no mercado os varejistas precisam estar atentos a essas tendências e buscar formas de se adaptar a elas. A personalização de preços pode ser uma forma de conquistar o consumidor, desde que seja feita de forma ética e clara. Já a transparência nos preços é fundamental para ganhar a confiança do consumidor e fidelizá-lo. Ambas têm muito a ver com a percepção de valor dos clientes.

Precificação

Neste contexto é importante destacar a importância da análise de dados e da inteligência artificial no varejo como formas de apoio para os gestores que buscam oferecer uma melhor experiência ao consumidor e, claro, otimizar seus preços no mercado.

Considerando a tendência de preços personalizados, por exemplo, uma análise histórica de dados pode mostrar quais as reações dos shoppers a determinadas promoções e utilizar este input na definição de preços promocionais no futuro. Este é um exemplo interessante porque no geral as empresas têm os dados associados a promoções passadas, porém os utilizam muito pouco – ou até não utilizam – devido à falta de método, processos e ferramentas adequados para encontrar e inter-relacionar os dados mais relevantes de forma a obter insights de negócios.

Já o uso da inteligência artificial no varejo pode permitir a implementação de preços dinâmicos – que variam conforme condições pré-estabelecidas – de forma a otimizar os resultados dos negócios com uma abordagem de preço personalizado, utilizando algoritmos inteligentes e técnicas de aprendizado para obter agilidade neste processo.

A inteligência artificial está entrando atualmente em uma fase mais avançada de uso, com o aparecimento de novas ferramentas e técnicas, mas de forma mais prática, a utilização de ferramentas de data analytics é uma prática já em plena ascensão há anos – que deve inclusive servir de base para o uso da IA – e é fundamental para ajudar na definição de preços, gerenciar cadeias de suprimentos entre indústria e varejo e, também, para entender e otimizar a experiência do cliente.

Parece lógico que, a partir disso, a integração dessas tecnologias no varejo vai poder proporcionar ainda mais agilidade e capacidade de adaptação às mudanças no mercado pela indústria e varejo.

Resumindo

No geral, a NRF 2023 mostrou que o varejo está em constante evolução, e que é crucial para as empresas acompanhar e utilizar as novas abordagens, técnicas e tecnologias para se manter competitivas no mercado.

Em termos de pricing, a NRF deste ano destacou a importância da personalização e transparência de preços para a fidelização do cliente, e também falou sobre a utilização de tecnologias como data analytics e inteligência artificial, que podem ajudar as empresas a avançarem mais rápido com estes objetivos.

Vale lembrar que a implementação de ferramentas passa obrigatoriamente por uma revisão de processos, o que pode parecer desafiador. Porém o retorno é muito atraente, já que evidentemente os varejistas que buscarem se adaptar mais rapidamente às tendências apresentadas na feira têm maior potencial para se colocar em vantagem no mercado, oferecendo aos consumidores uma experiência mais satisfatória, a preços mais eficientes.

Fique à vontade também para entrar em contato conosco para falarmos sobre como ajudar a modernizar seu processo de precificação!

 

 

 

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