A DOC Trade é formada por uma equipe de Consultores que ocuparam posições de Trade Marketing em grandes empresas de diversos setores, tendo acumulado forte know-how.

A metodologia DOC é capaz de conectar as estratégias das empresas à realidade do campo, incluindo as áreas de Trade Marketing, Vendas, Canais de Distribuição e Merchandising, levando ciência para as decisões de PDV.

O processo de trabalho é colaborativo, construindo projetos em conjunto com a equipe da empresa contratante, aproveitando toda a expertise de negócio já existente para a geração de soluções customizadas e que oferecem maiores resultados.

Conheça as soluções oferecidas pela DOC Trade

GTM VENDAS MERCHANDISING TRADE REVENUE MANAGEMENT
A estratégia de go-to-market é toda estrutura de canal que a empresa desenvolve para que seu produto chegue ao consumidor final.

Produtos:

  • Definição de Estratégia de Go-To-Market
    • A DOC ajuda as empresas a identificarem a estrutura de canais de distribuição que maximiza seus resultados e contribui com alcance das metas estratégicas. Para isso é identificado e validado o papel de cada canal de distribuição e a contribuição no alcance dos objetivos estratégicos da empresa e suas marcas.
  • Diagnóstico do Modelo de Go-To-Market
    • O ponto de partida para o redesenho de estratégias/modelos de GTM é o diagnóstico do modelo atual. A Equipe DOC entrega um completo diagnóstico através de entrevistas individuais com os executivos da empresa, mapeamento de processos usando metodologia SIPOC, “Voice of Customer”, visitas a campo estudo de relatórios de distribuição numérica e marketing. Com isso mapeamos erros e oportunidades do seu modelo atual.
  • Market Scan (Estudo de Potencial de Mercado)
    • Caso a sua empresa esteja elaborando a entrada em uma nova categoria ou a expansão para uma nova região o Market Scan possibilita um entendimento assertivo do potencial de resultado da sua empresa. A equipe DOC avalia as dimensões do mercado, os concorrentes e players existentes, seus canais de distribuição, marcas e segmentos de produtos disponíveis. Assim a força da sua marca é ampliada e as barreiras restritivas de entrada são reduzidas.
  • Estudo de Portfólio
    • O Estudo de Portfólio é um mapeamento completo do posicionamento competitivo dos produtos que a sua empresa possui no mercado. A equipe DOC identifica lacunas internas no seu portfólio, comparando com seus concorrentes para criar oportunidades.
Programa de excelência comercial e estruturação de equipes de alta performance.

Produtos:

  • Programa “Commercial Excellence”
    • A DOC construi um programa completo com elementos-chave e pilares necessários para sua empresa atingir excelência comercial.

Para cada pilar, são desenvolvidos os processos mínimos necessários para o alcance da excelência.

Após a finalização, é definido um roadmap de implementação.

  • Estruturação de Equipes Comerciais
    • Os consultores DOC mapeiam as necessidades da sua estrutura comercial para atingir seus objetivos.

É avaliado:

  1. Perfil da equipe
  2. Tamanho da equipe
  3. Competências chave
  4. Papeis e responsabilidades
  5. Rotinas
  • Treinamento e Capacitação de Equipes Comerciais
    • A equipe DOC identifica as competências necessárias para o sucesso de sua equipe comercial, através de um assessment para entender os gaps em cada competência (individual e coletivos).
    • São desenvolvidos programas de treinamentos específicos para eliminar os gaps prioritários. Os treinamentos são customizados para garantir aplicabilidade imediata. Presencial ou Online.
  • Política Comercial
    • A DOC realiza um diagnóstico completo da sua política comercial, avaliando os seguintes elementos:
  1. Tabelas de preço
  2. Regras de desconto
  3. Verbas comerciais & trade
  4. Condições de pagamento
  5. Modelo de contratos comerciais, entre outros
  • O resultado é um diagnóstico das áreas de oportunidade e recomendações de melhorias a serem implementadas no curto, médio e longo prazo.
  • Voice of Customer
    • Uma ferramenta única que permite descobrir como sua empresa é percebida pelos seus clientes. É realizado um processo de entrevistas dos seus clientes-chave (compradores, diretores comerciais, trade marketing, entre outros envolvidos), com um questionário customizado de acordo com o contexto de sua empresa. O resultado final é um grande mapa de oportunidades de relacionamento e posicionamento com sua base de clientes. A equipe DOC realiza o processo presencialmente, por telefone ou através de questionários online.
  • Programa Merchandising Excellence
    • A DOC constroi um programa completo, com os elementos-chave e os pilares necessários para sua empresa atingir a excelência em Merchandising.

Os pilares de excelência são baseados em Processos, Competências & Treinamento, Rotinas e Ferramentas.

É realizada uma avaliação do grau de maturidade da Área de Merchandising da sua empresa, definindo em conjunto o roadmap a ser percorrido.

  • Segmentação de PDVs
    • A metodologia DOC de segmentação “Shopability” integra novos KPIs de resultado e metodologia estatística para avaliar o real potencial de cada PDV.

Essa metodologia não é limitada aos modelos tradicionais de segmentação de PDVs por volume de vendas, pois hoje não são suficientes para otimizar o seu investimento em Merchandising.

  • Gestão de MPDVs
    • Os consultores DOC identificam oportunidades de maximização do ROI através de um Mapeamento completo do processo atual de Gestão de Materiais de Ponto de Venda.

É mapeado  desde o desenho estratégico das peças, passando pela definição de cobertura ideal, compra/produção, implementação, monitoramento e controle.

  • Treinamento e Capacitação de Equipes de Merchanding
    • Os consultores DOC identificam as competências necessárias para que a sua equipe de Merchandising seja eficiente e contribua para os KPIs de Execução e Sellthrough.

É realizado um assessment para entender os gaps em cada competência (individual e coletivos).

A DOC desenvolve programas de treinamentos específicos para eliminar os gaps prioritários. Os treinamentos são customizados para garantir aplicabilidade imediata. Presencial ou Online.

Programas de excelência em trade marketing, incluindo a gestão de mix, verbas e exposição, de acordo com os objetivos GTM.
  • Programa Trade Marketing Excellence
    • A DOC constroi um programa completo com os elementos-chave e os pilares necessários para sua empresa atingir a excelência em Trade Marketing.

Os pilares de excelência são baseados em Processos, Competências e Ferramentas.

Nossos consultores realizam uma avaliação do grau de maturidade do Trade Marketing da sua empresa, definindo em conjunto o roadmap a ser percorrido.

  • Reestruturação da Área de Trade Marketing
    • A DOC realiza uma avaliação detalhada da estrutura necessária para a área de Trade Marketing da sua empresa, com base na quantidade e complexidade de marcas, categorias e modelo de GTM adotado

É construído um plano de transição da estrutura atual para a estrutura necessária, considerando mudanças nos processos, estrutura organizacional, talentos e ferramentas.

  • Planejamento de Trade Marketing
    • Após uma imersão inicial nos processos da empresa, ferramentas, entendimento do modelo de negócios e das particularidades de cada categoria, os consultores DOC estabelecem um processo colaborativo para, junto com sua equipe, construir o planejamento anual de Trade Marketing.

Nesse planejamento é definido os pilares roadmap estratégico, plano promocional, lançamento de produtos, alavancas de sellout, priorização de verbas, entre outras necessidades da empresa.

  • Gestão de Mix e Sortimento
    • Mapeamento das oportunidades para maximizar a execução do portfólio da empresa;
    • Definição de Mix Ideal por Formato/Canal/Região;
    • Gaps de Distribuição e Oportunidades de Ruptura;
    • Plano de Melhoria com detalhamento das ações necessárias para capturar oportunidades;
    • Processo de Monitoramento e Controle da Execução de Mix/Sortimento.
  • Gestão de Exposição
    • Mapeamento das oportunidades para otimizar/ maximizar a “Exposição” (alavanca de sellout);
    • Definição de metas adequadas de exposição primária e secundária, por formato/Canal/Região;
    • Mapeamento Gaps de Exposição e Plano de Ação para captura de oportunidades;
    • Processo de Monitoramento e Controle dos KPIs de Exposição.
  • Gestão de Verbas
    • Mapeamento dos formatos de verbas comerciais e trade investidos nos clientes e canais;
    • Definição de objetivos estratégicos, princípios e regras de utilização para cada tipo de verba;
    • Revisão do modelo de geração, alocação e utilização de verbas;
    • Implementação de Modelo de Avaliação de ROI de Atividades Promocionais.
  • Treinamento e Capacitação de Equipes de Trade Marketing
    • A partir de um modelo de competências da Espinha Dorsal de Trade Marketing, identificamos as competências necessárias para que a sua equipe tenha excelência;

Realizamos um assessment para entender os gaps em cada competência (individual e coletivos);

Desenvolvemos programas de treinamentos específicos, eliminando os gaps prioritários. Os treinamentos são customizados para garantir aplicabilidade imediata. Presencial ou Online.

Gestão de investimentos em trade marketing, metodologia de aferição de ROI e otimização de portfólio.
  • Gestão e otimização de atividades promocionais
    • Revisão do processo de planejamento promocional
    • Redefinição das estratégias promocionais
    • Análise de roi & uplift
    • Elaboração de playbook promocional
  • Gestão e otimização de portfólio
    • Jornada de consumo
    • Árvore de decisão
    • Matriz estratégica de portfólio
    • Estratégia de embalagens
    • Arquitetura de embalagens

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