Sua política comercial e as regras para descontos e verbas na sua empresa estão estruturadas e atualizadas?
Uma política comercial bem estruturada é fundamental nas empresas, e por isso ela deve ser revisitada – em algumas companhias de maneira até mais frequente do que em outras, e neste evento exploramos as formas de fazer isto e porque, mesmo sabendo que é necessário, alguns gestores preferem seguir com uma política comercial defasada ou pouco eficiente.
Um problema que ocorre nesta área e a falta de parâmetros claros, o que pode gerar desconfortos nos negócios. O cliente pode descobrir que o desconto aplicado para ele foi inferior ao de outros clientes, ou alguém da equipe pode oferecer um benefício para um cliente que não deveria. O pior é que caso você não consiga corrigir um desvio deste tipo, ou explicar bem o motivo pelo qual ele ocorreu, provavelmente gerará um desgaste na sua relação comercial.
A política comercial deve especificar muito bem as possíveis condições de negócios que a equipe pode se valer para suas vendas, como verbas e descontos por exemplo, e esclarecer de forma clara e detalhada quando as condições previstas podem ser aplicadas.
Além disso ela permite mais ética e transparência nas relações, define procedimentos e métricas claras e que podem ser compartilhadas com os clientes, assegura mais consistência na prática de sua política de preços e possibilita um maior aumento da rentabilidade.
Quer saber como ter uma Política Comercial de um jeito simples, claro e acessível?
Acompanhe esta discussão no nosso Webinário ‘Política Comercial: um novo olhar sobre o negócio!’, com Henriley Domingos e George Papageorgiou
Assista abaixo, e bom proveito!