A indústria farmacêutica enfrenta diversos desafios na precificação do seu portfólio: a elasticidade preço-demanda é um dos principais deles.
Embora as empresas nunca possam ter 100% de certeza da forma como um consumidor reagirá aos seus produtos, o objetivo de todo negócio é aumentar a conversão (venda).
A precificação, e mais especificamente a estratégia de precificação de sua empresa, contém suposições consideráveis. O marketing fenomenal e o desenvolvimento de produtos podem levar a um aumento em seus preços, mantendo o mesmo nível de conversão, por exemplo.
As duas áreas do seu negócio também podem atrapalhar sua conversão se feitas incorretamente. No entanto, definir um preço e comunicar valor não deve ser um jogo de cegos. Da mesma forma, a otimização e as mudanças de preços não devem ser um tiro no escuro.
Felizmente, existe uma maneira de orientar esse processo. Uma das pedras angulares da estratégia de preços, microeconomia e uma grande base de marketing/produto é a teoria da elasticidade preço-demanda.
A elasticidade preço-demanda mede a sensibilidade da demanda e da oferta de seu produto às mudanças no preço. Ela fornece algumas informações úteis sobre como precificar melhor seus produtos e serviços.
Se você tem um produto elástico, deve ser cauteloso ao aumentar os preços, pois um aumento de preço afetará muito as compras (demanda) e a produção (oferta). Mas se sua oferta for inelástica ao preço, você poderá ajustar seus preços com menos cautela, pois sabe que a mudança terá um impacto menor na oferta e na demanda.
Neste webinar, os consultores George Papageorgiu e Henriley Domingos apresentam os desafios que a indústria farmacêutica enfrenta ao precificar os itens do seu portfólio e discutem como superá-los.
Assista agora mesmo: