Gestão Comercial

DOC Business

Indústria do Segmento de Plásticos Descartáveis

Desafios

A DOC Business desenvolveu um projeto para uma grande indústria do segmento de Plásticos Descartáveis, uma das principais do Brasil, que conectou diferentes áreas de conhecimento, tanto da empresa quanto da nossa equipe de consultores.

O maior desafio da empresa era criar processos de Marketing e Comercial estruturados, que possibilitassem a maximização, controle e tração dos resultados de vendas e lucratividade. Nossa equipe projetou uma estruturação completa envolvendo Portfólio de Marcas e Produtos, Modelo de Go to Market e Gestão Comercial de Canais e Clientes, Gestão de Pricing e Política Comercial, Processo de Comunicação de Marketing e Trade Marketing.

O projeto teve como base 4 pilares:

Marketing

Racionalização de portfólio com hierarquia de produtos baseada nos hábitos de consumo;
Estudo de necessidades de clientes e canais de vendas;
Desenho de um processo e modelo de lançamento de produtos no mercado.

Trade Marketing

Priorização de canais e regiões;
Definir a estratégia de ativação das marcas no trade;
Estratégia de orientação Mix & Sortimento

GTM e Execução

Nova classificação de canais GTM;
Potencialização da base de clientes (atuais e potenciais novos).

Política comercial

Novo sistema de execução dos descontos e controle de lucratividade por pedido

Resultados qualitativos

O projeto proporcionou uma melhor integração dos setores e profissionais, com uma estrutura organizada e engajada. Nossos consultores levaram conhecimento e ciência para os pilares propostos, desenvolvendo um novo modelo mental na gestão dos processos. O Novo Modelo Comercial e Marketing, moderno e alinhado ao nível de maturidade da empresa, gerou confiança na gestão dos resultados de vendas e lucratividade. Uma construção baseada na metodologia dos “5 Pilares do crescimento” envolvendo a melhoria da potencialização da carteira de clientes, maximização dos resultados de sell-out no mercado, otimização dos preços em toda a cadeia de valor, e ampliação das margens de contribuição do portfolio de produtos e clientes.