Business Turnaround

DOC Business

Empresa do Setor Médico

Desafios

Desenvolvemos um robusto projeto para uma empresa do setor médico que envolveu diversos produtos da DOC Business. O desafio inicial era migrar o modelo de gestão da empresa e profissionalizá-lo. Iniciamos com um diagnóstico completo para gerar visibilidade e alinhamento profundo entre os líderes da corporação, garantindo unidade nas ações e nos objetivos da empresa. Um dos principais desafios era gerar visibilidade dos resultados e indicadores para que as decisões pudessem ser técnicas e racionais.

A Equipe de Consultores DOC Business aplicou uma série de melhorias, envolvendo a Avaliação do Modelo de Negócio (BMG). Após essa etapa, foram traçadas as estratégias utilizadas para alcançar os objetivos da empresa.  

 

Construção das estratégias

BSC (balanced score card)
Perspectiva Clientes
Perspectiva Processos/Padrões
Perspectiva Colaboradores
Nível de Excelência em Gestão
Análise SWOT
Roadmap Estratégico
Planos Estratégicos
Planos de ação

Depois de finalizada cada etapa, a equipe passou para o monitoramento dos planos de ações:

Ciclo 1 

Áreas da empresa e o modelo de governança para monitoramento dos planos de ações e resultados:

Marketing/Comercial
  • Modelo de atendimento à médicos sem visitação;
  • Desenvolvimento de atendimento para nova linha de produtos;
  • Revisão da política comercial.
Logística
  • Gestão de estoque curva A e perda de material;
  • Processo entrega e retirada de materiais.
Pessoas
  • Processo de feedback formal.
Atendimento aos procedimentos
  • Programa de treinamento com equipe comercial.
Finanças
  • Renegociação custo e aumento de preço;
  • Modelo de gestão/aprovação de preços.

Ciclo 2

Foi desenvolvido um modelo de GTM envolvendo as áreas de Marketing e Comercial e mantido o modelo de governança. Da estratégia e arquitetura atual de Go-To-Market:

Análise de mercado
  • Potencial de mercado, canais, regiões geográficas e clientes atuais
Análise de portfólio
  • Orientação de Mix & Sortimento por região e cliente;
  • Processo de venda de novos produtos (lançamentos).
Estrutura e Gestão Comercial
  • Análise da cobertura de clientes e distribuição;
  • Análise de produtividade e eficiência operacional;
  • Custo de Servir.
Análise SWOT
  • Apresentação do diagnóstico;
  • Análises de GAPs;
  • Simulação de volume e cenários;
  • Análise financeira.
Potencial de mercado, canais, regiões geográficas e clientes atuais
  • Apresentação do diagnóstico;
  • Análises de GAPs;
  • Simulação de volume e cenários;
  • Análise financeira.
Recomendação do novo modelo de Go-To-Market
Roadmap Estratégico
  • Planos de Ação recomendados
Indicadores de Performance
  • Definição dos Indicadores.
Cronogramas e Recursos
  • Plano de implementação;
  • Recursos necessários.

RESULTADOS

Um dos principais ganhos foi a evolução do modelo mental dos profissionais envolvidos e o engajamento dos profissionais com as mudanças. Durante a aplicação do trabalho, foi possível estimular a compreensão das pessoas, prepará-las para aplicar novos conceitos e um processo de gestão eficiente no dia-dia. De acordo com a implementação das mudanças nos processos, rotinas e ferramentas, a empresa passou a ter visibilidade e controlar todos os indicadores do negócio e tornou as decisões mais assertivas e, consequentemente, melhorou os resultados em todas as áreas.

Com isso, a empresa passou a ser reconhecida pelos fornecedores como benckmark de gestão no segmento em que atua e aumentou a sua área de atuação em mais regiões do País. A aplicação do projeto gerou, além de inúmeros resultados qualitativos, um crescimento de 10% em vendas e Redução do CMV (Custo da Mercadoria Vendida) de 50% para 40%. Por fim, a empresa migrou o seu Lucro Operacional de 11% para 31%, dobrando a rentabilidade em valor absoluto.