DOC Business
Empresa do Setor Médico
Desafios
Desenvolvemos um robusto projeto para uma empresa do setor médico que envolveu diversos produtos da DOC Business. O desafio inicial era migrar o modelo de gestão da empresa e profissionalizá-lo. Iniciamos com um diagnóstico completo para gerar visibilidade e alinhamento profundo entre os líderes da corporação, garantindo unidade nas ações e nos objetivos da empresa. Um dos principais desafios era gerar visibilidade dos resultados e indicadores para que as decisões pudessem ser técnicas e racionais.
A Equipe de Consultores DOC Business aplicou uma série de melhorias, envolvendo a Avaliação do Modelo de Negócio (BMG). Após essa etapa, foram traçadas as estratégias utilizadas para alcançar os objetivos da empresa.
Construção das estratégias
Depois de finalizada cada etapa, a equipe passou para o monitoramento dos planos de ações:
Ciclo 1
Áreas da empresa e o modelo de governança para monitoramento dos planos de ações e resultados:
- Modelo de atendimento à médicos sem visitação;
- Desenvolvimento de atendimento para nova linha de produtos;
- Revisão da política comercial.
- Gestão de estoque curva A e perda de material;
- Processo entrega e retirada de materiais.
- Processo de feedback formal.
- Programa de treinamento com equipe comercial.
- Renegociação custo e aumento de preço;
- Modelo de gestão/aprovação de preços.
Ciclo 2
Foi desenvolvido um modelo de GTM envolvendo as áreas de Marketing e Comercial e mantido o modelo de governança. Da estratégia e arquitetura atual de Go-To-Market:
- Potencial de mercado, canais, regiões geográficas e clientes atuais
- Orientação de Mix & Sortimento por região e cliente;
- Processo de venda de novos produtos (lançamentos).
- Análise da cobertura de clientes e distribuição;
- Análise de produtividade e eficiência operacional;
- Custo de Servir.
- Apresentação do diagnóstico;
- Análises de GAPs;
- Simulação de volume e cenários;
- Análise financeira.
- Apresentação do diagnóstico;
- Análises de GAPs;
- Simulação de volume e cenários;
- Análise financeira.
- Planos de Ação recomendados
- Definição dos Indicadores.
- Plano de implementação;
- Recursos necessários.
RESULTADOS
Um dos principais ganhos foi a evolução do modelo mental dos profissionais envolvidos e o engajamento dos profissionais com as mudanças. Durante a aplicação do trabalho, foi possível estimular a compreensão das pessoas, prepará-las para aplicar novos conceitos e um processo de gestão eficiente no dia-dia. De acordo com a implementação das mudanças nos processos, rotinas e ferramentas, a empresa passou a ter visibilidade e controlar todos os indicadores do negócio e tornou as decisões mais assertivas e, consequentemente, melhorou os resultados em todas as áreas.
Com isso, a empresa passou a ser reconhecida pelos fornecedores como benckmark de gestão no segmento em que atua e aumentou a sua área de atuação em mais regiões do País. A aplicação do projeto gerou, além de inúmeros resultados qualitativos, um crescimento de 10% em vendas e Redução do CMV (Custo da Mercadoria Vendida) de 50% para 40%. Por fim, a empresa migrou o seu Lucro Operacional de 11% para 31%, dobrando a rentabilidade em valor absoluto.