A inflação implica em aumento de preços, mas isto precisa ser trabalhado de forma inteligente. Veja como gerenciar melhor os preços em períodos de inflação!
Com a pandemia diversos países estão enfrentando dificuldades de fornecimento e lidando com a escassez de produtos. Consequentemente, entramos em um período onde a inflação gera pressão nas empresas e nos consumidores, em vários setores e diferentes locais.
Diante deste contexto, as pessoas já esperam que os preços venham a flutuar e fornecedores precisam ajustar seus preços para se adequar ao crescimento dos custos. Porém, esta pode ser uma oportunidade para ajustes estratégicos, permitindo que a empresa se beneficie do momento para realizar realinhamentos nos seus preços.
Por isso, listamos algumas dicas de como você pode gerenciar os preços em um ambiente de inflação.
1- Ter uma organização mais eficaz e ágil
Em um ambiente seguro, todas as empresas possuem um ritmo certo para realizar mudanças de preços, porém com a inflação é necessário se readaptar, acelerando o processo de precificação. Isto significa que rapidamente é necessário avaliar seu ambiente macroeconômico e considerar os insights sobre seus próprios dados, para gerar novos preços com uma frequência maior.
2- Oportunidade para ajustes na estratégia de preços
Durante um período de inflação, os clientes já esperam alterações nos preços. Isso abre oportunidades para as empresas traçarem uma nova estratégia e possivelmente realinhar os preços de seus produtos. Em geral as empresas procuram trazer clientes com lucratividade baixa para uma faixa mais aceitável, porém elas não devem se esquecer da oportunidade nos clientes de lucratividade média. Esse grupo representa boas chances de atualização de preços, que eventualmente vão trazer resultados mais positivos.
É importante aproveitar a segmentação e executar uma análise científica para definir quem são estes clientes, como se comportam, como compram, etc. para assim eventualmente colocá-los em um patamar de preço mais interessante para a empresa.
3- Observar sua estrutura de preços
Uma estrutura de preços pode ser flexível para se adaptar a um ambiente de custos mais incerto quando for preciso. Podemos considerar cobranças extras, sobretaxas e alguns adicionais de preços como ferramentas para isto. Um ponto importante são os termos e condições que possam permitir que a empresa faça ajustes dentro dos prazos contratuais. Ambientes de preços incertos possibilitam maior flexibilidade para ajustes de preços, sempre que necessário.
4- Planejar cuidadosamente o lançamento de novos preços
É arriscado pensar que os clientes já esperam mudanças de preços e por isso as empresas podem seguir sem sentir impactos em sua competitividade no mercado. É necessária a forte capacitação de sua equipe comercial para esta implementação. Segundo um estudo recente da McKinsey e Company, 2/3 das necessidades de aumentos de preços acabam não sendo realizadas devido à falta de estratégia definida, uma política clara e o suporte da organização ao processo. Se preparar bem para mudanças de preços é algo necessário, e as empresas não devem minimizar e desvalorizar a capacitação da equipe para que isto aconteça de forma correta.
5- Utilizar os sistemas e as infraestruturas corretos
Em um momento inflacionário, o tempo é crucial. Empresas que investem e utilizam as ferramentas adequadas e os sistemas corretos para tomar decisões terão mais uma maior efetividade em seus processos e um desempenho melhor.
Para saber mais sobre o assunto, conheça nossa divisão de pricing e entenda mais sobre os processos de precificação.
Fonte: PROS